mega da independência
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Vários brinquedos, aparelhos eletrônicos de crianças, jogos de plataforma, e o jogos eletrônicos foram desenvolvidos, publicados, e vendidos.
O objetivo desta😊 proposta é ajudar a trazer com uma definição do que faz um brinquedo, jogo, ou jogo eletrônico notório além das😊 guias gerais em WP:N e WP:CORP.
Essas guias também se aplicam a expansões de jogos.
A a7 poker entrada é bem-vinda.
Por favor sinta-se😊 livre de discutir modificações na página de discussão, ou até ser AUDAZ e editar com brainstorming as guias abaixo.
Um brinquedo😊 ou jogo são geralmente notáveis se ele encontrar verificabilidade através de fontes fiáveis, um ou vários dos critérios seguintes:
O jogo😊 ou brinquedo que foram sujeitos [ 1 ] de múltiplos, trabalhos publicados não-triviais [ 2 ] cujas fontes são independentes😊 do jogo ou tópico, [ 3 ] com pelo menos alguns desses trabalhos que servem a um público geral.
Isto inclui😊 trabalhos publicados em todas as formas, como artigos de jornal, outros livros, documentários de televisão, revistas e websites.
Alguns desses trabalhos😊 devem conter o comentário crítico suficiente para permitir que o artigo para além de um sumário de regras ou informação😊 do jogo.
[ 4 ] O critério precedente imediato exclui reimpressões de meios de comunicação de lançamentos de imprensa, cópia da😊 capa e/ou encarte, ou outras publicações onde o autor, o seu publicador, agente, ou outros partidos de auto-interesse que anunciam😊 ou falam sobre o jogo porque a auto-promoção e a colocação do produto não são vias a ter um artigo😊 de enciclopédia.
Os trabalhos publicados devem ser por outra pessoa que escreva sobre o brinquedo ou jogo.[ 5 ]
A cobertura de😊 um review online (escrito ou por vídeo) um website pode ser considerada não-trivial para o critério prévio se a cobertura😊 incluir trabalho por pelo menos um revisor profissional ou escritor da equipe do site.
Múltiplos reviews de um website único não😊 comunica a notabilidade adicional, portanto os reviews online devem vir de múltiplas fontes ou ser apoiadas por cobertura adicional.
O mesmo😊 para os previews.
O brinquedo ou jogo que ganharam um prêmio notável ou elogio de educadores nacionais ou internacionais reconhecidos, pais,😊 médicos, ou grupo de consumidores ou algum outro corpo semelhante.
[ 6 ] Uma cópia do brinquedo ou jogo está incluída😊 na coleção de qualquer galeria notável, museu, ou outra instituição educativa como o Smithsonian ou Museu Britânico.
O brinquedo ou o😊 jogo que representam um marco significante no desenvolvimento de brinquedos ou jogos, ou demonstraram alguma forma de significação histórica, cultural,😊 ou técnica, ou tiveram um impacto principal na cultura ou na cultura pop, como referido por um documental notável ou😊 retrospetivo.
[ 7 ] Este critério inclui o primeiro jogo a usar uma mecânica de jogo que foi depois largamente adotado;😊 o primeiro a ser publicado de certo modo, por exemplo online ou lançamento em demanda; ou que é de outra😊 maneira descrito como um marco significante por múltiplas fontes fiáveis.
Artigos de brinquedos e jogos eletrônicos devem ser editados de acordo😊 com as outras políticas da Wikipedia e manuais.
Especialmente, todo o conteúdo deve ser verificável por fontes fiáveis.
Um brinquedo ou jogo😊 não são simplesmente notáveis com base em ser produzido, divulgado, ou vendido.
Sem cobertura significante, pode ser eliminado pelo processo de😊 proposta de eliminação, ou se não for caso claro de PE que seja via artigos da eliminação.
Contudo, alguns brinquedos e😊 jogos que não passam os testes mencionados acima ainda podem ser notáveis, e devem ser avaliados nos seus próprios méritos.
Alguns😊 critérios inclusionistas para considerar são dados abaixo.
Brinquedos e jogos não-eletrônicos [ editar código-fonte ]
Isto inclui tabuleiro, carta, dados e jogos😊 de miniaturas inclusive wargames, bem como RPGs tradicionais e LARPs.
É provável que um brinquedo ou jogo são notáveis se:
O brinquedo😊 ou o jogo estiveram em produção e comercialmente disponíveis durante 20 anos ou mais.
O brinquedo ou jogo foram produtos de😊 alta vendagem durante um ano ou feriado documentado em fontes secundárias.[ 8 ]
Graças ao grande volume de cobertura dada para😊 lançamentos de consoles, qualquer jogo autorizado para console que foi publicado e largamente lançado provavelmente será notável, mas essa cobertura😊 ainda deve ser encontrada para o artigo.
Os jogos não autorizados com menor probabilidade de receber a cobertura necessária, mas aqueles😊 que o fazem são supostamente notáveis.[9]
Diferentemente de jogos de console, onde uma licença do fabricante de console deve tipicamente publicar😊 um jogo na a7 poker plataforma proprietária, os jogos de sistemas de computador caseiro podem ser programados literalmente por qualquer um,😊 e por isso as exigências da inclusão devem ser examinadas mais estritamente.
Os jogos multi-plataforma lançados para uma plataforma de computador😊 pessoal bem como um consolo principal provavelmente serão notáveis, mas tipicamente todos os lançamentos do mesmo jogo devem estar incluídos😊 no mesmo artigo a menos que o lance do enredo ou jogabilidade na versão do computador sejam substancialmente diferentes da😊 versão console, e ambas as versões são verificáveis detalhadamente por citações a fontes fiáveis.
Os jogos online provavelmente serão notáveis se😊 eles tiverem una grande base de assinantes.
[10] os jogos à base de Browser, como os que utilizam o Adobe Flash😊 Player, improvavelmente serão notáveis.
As versões online genéricas de jogos de quebra-cabeça não são notáveis.
Jogos feitos em casa, shareware ou os😊 jogos gratuitos, cabines individuais de MAME, e jogos "tipo" caça-níqueis (contendo vários jogos como Pôquer, Reversi e Tetris) provavelmente não😊 serão notáveis.
É um consenso geral na Wikipedia que os artigos não devem ser desmembrados em tratamento de minúcias, com cada😊 divisão que normalmente abaixa o nível da notabilidade.
Enquanto um jogo pode ser notável, não é normalmente aconselhável ter um artigo😊 separado do(s) seu(s) personagem(ns) ou guidebook/rulebook.
As colocações fictícias, os personagens e outros elementos não herdam tipicamente a notabilidade do jogo😊 no qual eles aparecem; eles devem ser tratados segundo as guias de notoriedade de ficção.
Isto não impede a a7 poker menção😊 em um artigo do próprio jogo; ele só aplica à oferta deles aos seus próprios artigos.
[11] Assim como com as😊 expansões de jogos eletrônicos, é apropriado criar redirecionamentos para elementos imaginários não-notáveis, e criar sumários concisos de elementos da notabilidade😊 limitada.
Em algumas situações, onde um jogo não se ajusta nos critérios de notoriedade estabelecidos mas o desenhista ou distribuidor tem😊 um artigo na Wikipedia, pode ser melhor apresentar a informação do jogo naquele artigo, antes que criar um artigo separado😊 do jogo.
Contudo, o jogo não deve ser mencionado excessivamente fazendo o conteúdo se desgarrar do artigo.
De modo inverso, se um😊 rulebook realmente tem sinais de notoriedade mas o jogo tem um artigo na Wikipedia, pode ser melhor apresentar o material😊 sobre o rulebook no artigo do jogo, antes que criar um artigo separado do rulebook.
Publicações próprias [ editar código-fonte ]
A😊 auto-publicação e/ou a publicação por uma gravadora autônoma são indicativas, mas não o determinante da falta de notabilidade.
Justamente por isso,😊 ele sempre deve pesar contra a inclusão de um artigo se o autor ou outra parte interessada forem o criador😊 do artigo na Wikipedia.
Ver Wikipedia:Conflito de interesse e Wikipedia:Autobiografia para mais informação.
Contudo, nem todos os jogos auto-publicados são não-notáveis, e😊 alguns jogos primeiros independentemente publicados são notáveis precisamente porque eles estiveram entre o primeiro a ser publicado independentemente.
Lojas online [😊 editar código-fonte ]
A listagem de um jogo em lojas online como Barnes & Noble.com ou Amazon.
com não é por si😊 mesmo uma indicação de notoriedade pois tais não são exclusionistas, inclusive grandes números de publicações de publicações autônomas Não há😊 nenhum acordo presente sobre o quanto um livro deve cair na listagem da fila comercial da Amazona ("na seção" de😊 detalhes de produto da listagem de um livro) para fornecer evidência da a7 poker notoriedade.
Expansões de jogos [ editar código-fonte ]
As😊 publicadoras de jogos às vezes lançam pacotes de expansão de jogo.
Para determinar a notoriedade deles, esses devem ser tratados como😊 jogos separados; eles não herdam a notoriedade do seu "pai".
Se a expansão não se encontrar nos critérios mencionados acima independentemente😊 do jogo "pai", então é o melhor criar um redirecionamento e cobrir o tópico da expansão em uma seção do😊 artigo do jogo.
Se a expansão for independentemente notável, é apropriado criar um artigo separado para ele, deixando um sumário conciso😊 no artigo "pai".
Ver Wikipedia:Estilo sumário para saber mais como criar tais sumários.
Remakes de jogos notáveis não são notáveis se falta😊 conteúdo único que requeira seus próprios artigos.
Este conteúdo deve ter uma significância considerável no mundo real e não estar limitado😊 a novas características e regras.
As novas versões de jogos notáveis não são notáveis se eles necessitarem de bastante conteúdo único😊 que necessitaria que eles tivessem os seus próprios artigos.
Este conteúdo deve ter significação mundial verdadeira e não ser limitado a😊 novas características em-jogo ou regras.
Além disso, "escrever" sobre as modificações da regra baseada na experiência ao jogar entre o jogo😊 original e a nova versão constitui uma pesquisa original, enquanto listar diferenças menores do jogo menores qualifica como seção curiosidades;😊 ambos devem ser estritamente evitados.
Já que a Wikipédia não é uma bola de cristal artigos de jogos que não foram😊 publicados ainda são desencorajados.
Porém jogos eletrônicos em casos raros são totalmente cancelados (a maioria das vezes em um console ou😊 região(ões) apenas).
Jogos que não foram lançados ainda só são notáveis se: o título do jogo e a7 poker data de publicação😊 foi anunciada, o jogo está em uma fase pré-produção, produção ou pós-produção por um(a) estúdio/desenvolvedora aclamada, e esses fatos possam😊 ser documentados por fontes fiáveis.
Wikipédia:Critérios de notoriedade/Empresas, produtos e serviços - critério de notoriedade mais geral, sobre produtos.
Discussões irmãs
Foto de😊 uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou😊 flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou😊 mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") caiam no espaço existente na parte inferior😊 da área de jogo.
A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta a pontuação😊 do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando.
Na segunda metade dos anos 70, incorporaram😊 importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior😊 complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito foi uma notável fabricante de máquinas de😊 pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally,😊 em meio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde😊 tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos😊 centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings centers e😊 endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e têm seus😊 adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapé em São Paulo, na Rua Coelho Lisboa, próximo😊 à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.
É o famoso há décadas Lords Tatuapé.
Funciona todos😊 os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias inteiras, várias gerações incluindo as meninas que😊 também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar código-fonte ]
As origens do pinball se misturam😊 com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em ambientes abertos,😊 naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos.
O críquete e o😊 Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadas em mesas, como o bilhar😊 ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas de pinball😊 modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao mesmo tempo que alguns jogos transformaram os😊 gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram em tamanho e os buracos foram colocados😊 em posições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa de bilhar😊 menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na outra extremidade😊 atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos levavam muito tempo para serem reerguidos após😊 derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os alvos.
Os jogadores😊 podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar.
Em 1777 houve uma festa para😊 o rei e a7 poker esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A sensação da festa era um novo jogo😊 em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam bolas de😊 marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco😊 tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam a combater😊 os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver a figura😊 de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.
O nascimento do Pinball [ editar | editar código-fonte ]
Em 1869,😊 um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de bagatelle em a7 poker fábrica na cidade de😊 Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam o taco😊 por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lançador, algo que existe nas máquinas😊 de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo também diminuiu de tamanho e passou a😊 caber em cima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do jogo são reconhecidas como o nascimento do😊 pinball em a7 poker forma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 1930, estavam sendo fabricadas versões de bagatelle😊 operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava debaixo de um vidro e usava o😊 lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se😊 tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao jogador 5😊 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão barata em uma época de depressão econômica.
A😊 maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro😊 para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de diversão de seus clientes.
Baffle Ball vendeu cerca😊 de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de máquinas de pinball.
Em 1932, Ray Moloney, distribuidor😊 da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para produzir um😊 jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da época.
O jogo também foi um grande sucesso.
Com😊 a7 poker mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.
000 unidades em 7 meses.
Moloney mudou😊 o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas😊 para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no design do pinball com a introdução da😊 eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".
A máquina tinha um solenoide😊 usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O designer de😊 "Contact", Harry Williams, formou em 1944 a7 poker própria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades similares.
Luzes elétricas😊 logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com a intenção de atrair a atenção das😊 pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas de pinball, a maioria delas na cidade😊 de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição entre as companhias era brutal, entretanto, e😊 em 1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por fichas se😊 voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos EUA.
Algumas companhias como a Williams compraram jogos😊 e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de norte americanos procurava por diversão em bares😊 e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como😊 "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador adicionando um😊 fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que também recebe os😊 créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que😊 são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importação direta por um empresário do setor😊 hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a operação destas😊 máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de São Paulo😊 que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados dos Estados Unidos de forma independente e😊 capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu a a7 poker participação em um hotel e😊 criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região da rua Santa Efigênia, centro antigo de😊 São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou eram montadas no Brasil (regime conhecido como😊 CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa😊 enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.
O elevado custo de importação😊 por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de máquinas e leva a Taito a produzir😊 máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se concentrava em operação de lojas de diversões😊 eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, embora digital, não utilizava microprocessador, fortemente inspirada😊 num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção em campo, dificuldade de treinar uma rede😊 enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas fortes próximas à porta da máquina faziam😊 a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final dos anos 70 um novo projeto desenvolvido😊 no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as máquinas da Taito no mesmo nível dos😊 fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e apresentava vários😊 recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados (tempo médio de jogo, tempo total de😊 horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) Até o final das atividades da Taito😊 este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas últimas máquinas da😊 linha de produção, provavelmente para testes em campo.
Os avanços principais na parte eletrônica praticamente se concentraram na placa de som,😊 que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01😊 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians😊 e da Bally.
A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das máquinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde😊 os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras máquinas😊 (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas últimas máquinas, de meados dos anos 80😊 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da Gottlieb Haunted House).
O curioso é que como😊 ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a clássica Bally😊 Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram mais três😊 fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho de 1977).
«Fliperama😊 apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens😊 e outros ficheiros sobre
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