caça niquel blaze
caça niquel blaze
Foto de uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1] 💶 fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que 💶 uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") caiam no espaço existente na 💶 parte inferior da área de jogo.
A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta 💶 a pontuação do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando.
Na segunda metade dos anos 💶 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes 💶 e maior complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito foi uma notável fabricante de 💶 máquinas de pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, 💶 Vortex, Rally, em meio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que 💶 mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma 💶 coqueluche nos centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings 💶 centers e endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e 💶 têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapé em São Paulo, na Rua Coelho 💶 Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.
É o famoso há décadas Lords 💶 Tatuapé.
Funciona todos os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias inteiras, várias gerações incluindo as 💶 meninas que também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar código-fonte ]
As origens do pinball 💶 se misturam com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em 💶 ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos.
O críquete 💶 e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadas em mesas, como 💶 o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas 💶 de pinball modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao mesmo tempo que alguns jogos 💶 transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram em tamanho e os buracos 💶 foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa 💶 de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na 💶 outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos levavam muito tempo para serem 💶 reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os 💶 alvos.
Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar.
Em 1777 houve uma 💶 festa para o rei e brazino 776 esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A sensação da festa era um 💶 novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam 💶 bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que 💶 em pouco tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam 💶 a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver 💶 a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.
O nascimento do Pinball [ editar | editar código-fonte 💶 ]
Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de bagatelle em brazino 776 fábrica na 💶 cidade de Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam 💶 o taco por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lançador, algo que existe 💶 nas máquinas de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo também diminuiu de tamanho e 💶 passou a caber em cima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do jogo são reconhecidas como o 💶 nascimento do pinball em brazino 776 forma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 1930, estavam sendo fabricadas versões 💶 de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava debaixo de um vidro e 💶 usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 1931, "Baffle Ball" de David 💶 Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao 💶 jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão barata em uma época de 💶 depressão econômica.
A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o 💶 retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de diversão de seus clientes.
Baffle Ball 💶 vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de máquinas de pinball.
Em 1932, Ray 💶 Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para 💶 produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da época.
O jogo também foi um 💶 grande sucesso.
Com brazino 776 mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.
000 unidades em 7 💶 meses.
Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples 💶 e desenhadas para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no design do pinball com a 💶 introdução da eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".
A máquina tinha 💶 um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O 💶 designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 brazino 776 própria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades 💶 similares.
Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com a intenção de atrair a 💶 atenção das pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas de pinball, a maioria delas 💶 na cidade de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição entre as companhias era brutal, 💶 entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por 💶 fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos EUA.
Algumas companhias como a Williams 💶 compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de norte americanos procurava por diversão 💶 em bares e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos, 💶 conhecidos como "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador 💶 adicionando um fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que também 💶 recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963), 💶 conceitos que são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importação direta por um empresário 💶 do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a 💶 operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de 💶 São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados dos Estados Unidos de forma 💶 independente e capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu a brazino 776 participação em um 💶 hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região da rua Santa Efigênia, centro 💶 antigo de São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou eram montadas no Brasil (regime 💶 conhecido como CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente 💶 instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.
O elevado custo 💶 de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de máquinas e leva a Taito 💶 a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se concentrava em operação de lojas 💶 de diversões eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, embora digital, não utilizava microprocessador, 💶 fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção em campo, dificuldade de treinar 💶 uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas fortes próximas à porta da 💶 máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final dos anos 70 um novo 💶 projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as máquinas da Taito no mesmo 💶 nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e 💶 apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados (tempo médio de jogo, tempo 💶 total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) Até o final das atividades 💶 da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas últimas 💶 máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.
Os avanços principais na parte eletrônica praticamente se concentraram na placa 💶 de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz 💶 Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente 💶 da Willians e da Bally.
A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das máquinas americanas Williams, Bally e 💶 Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas 💶 primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas últimas máquinas, de meados dos 💶 anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da Gottlieb Haunted House).
O curioso é 💶 que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a 💶 clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram 💶 mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho 💶 de 1977).
«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui 💶 umacom imagens e outros ficheiros sobre
Foto de uma máquina de pinball.
O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o 💶 gabinete ao lado direito.
Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou flíper[3][4] é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' 💶 de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos missão no jogo") 💶 caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo.
A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados 💶 pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador.
As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se 💶 sofisticando.
Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos 💶 sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo.
No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética.
A Taito 💶 foi uma notável fabricante de máquinas de pinball.
São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure 💶 Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras.
Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a 💶 Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.
Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas 💶 de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades.
Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando 💶 e elas invadiram os shoppings centers e endereços mais nobres.
Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, 💶 as máquinas ainda existem e têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.
No bairro do Tatuapé em 💶 São Paulo, na Rua Coelho Lisboa, próximo à Praça Silvio Romero e Metrô Tatuapé, há um Fliperama em pleno funcionamento.
É 💶 o famoso há décadas Lords Tatuapé.
Funciona todos os dias de manhã até à noite.
Aos Sábados à noite pode-se ver Famílias 💶 inteiras, várias gerações incluindo as meninas que também curtem Fliperama.
Máquina de 1750.
A evolução dos jogos outdoor [ editar | editar 💶 código-fonte ]
As origens do pinball se misturam com a história de muitos outros jogos.
Jogos de arremessar bolas em um campo 💶 como a bocha, praticados em ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo 💶 de lança-las contra obstáculos.
O críquete e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.
Com o tempo, surgiram versões destes jogos que 💶 eram praticadas em mesas, como o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.
Estes jogos de mesa acabaram 💶 por se transformar nas máquinas de pinball modernas.
Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV.
Ao 💶 mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram 💶 em tamanho e os buracos foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa.
Na França, durante o reinado de Luís 💶 XIV, alguém criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa 💶 enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos.
Os pinos 💶 levavam muito tempo para serem reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos 💶 na mesa se tornaram os alvos.
Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de 💶 se alcançar.
Em 1777 houve uma festa para o rei e brazino 776 esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei.
A 💶 sensação da festa era um novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com 💶 os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.
O irmão do rei deu o 💶 apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco tempo se difundiu pela França.
Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas 💶 para a América enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana.
O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos 💶 a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.
O nascimento do Pinball 💶 [ editar | editar código-fonte ]
Em 1869, um inventor britânico chamado Montegue Redgrave veio à América e construiu mesas de 💶 bagatelle em brazino 776 fábrica na cidade de Cincinnati, Ohio.
Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana número 115 357 pelos seus 💶 "Aperfeiçoamentos em Bagatelle", que substituíam o taco por um lançador com mola.
O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando 💶 o lançador, algo que existe nas máquinas de pinball até hoje.
Essa inovação tornou o jogo mais agradável aos jogadores.
O jogo 💶 também diminuiu de tamanho e passou a caber em cima de balcões de bar.
As inovações de Redgrave no design do 💶 jogo são reconhecidas como o nascimento do pinball em brazino 776 forma moderna.
A depressão econômica [ editar | editar código-fonte ]
Em 💶 1930, estavam sendo fabricadas versões de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".
A mesa ficava 💶 debaixo de um vidro e usava o lançador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.
Em 💶 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.
Vendido pelo preço de US$ 17,50 (a 💶 mesa), o jogo liberava ao jogador 5 bolas por 1 centavo de dólar.
O jogo conquistou um público sedento por diversão 💶 barata em uma época de depressão econômica.
A maioria das farmácias e tavernas nos Estados Unidos possuía máquinas de pinball e 💶 muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro para pagar o preço da máquina em questão de apenas alguns dias de 💶 diversão de seus clientes.
Baffle Ball vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de 💶 máquinas de pinball.
Em 1932, Ray Moloney, distribuidor da Gottlieb, começou a achar difícil conseguir mais vendas de Baffle Ball.
Frustrado, ele 💶 fundou a Lion Manufacturing para produzir um jogo com seu próprio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da 💶 época.
O jogo também foi um grande sucesso.
Com brazino 776 mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", 💶 vendeu 50.
000 unidades em 7 meses.
Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.
Estas primeiras máquinas 💶 eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas para caber no topo de um balcão.
Nos anos 30 viram muitas inovações no 💶 design do pinball com a introdução da eletricidade.
Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Califórnia, produziu em 1933 um 💶 jogo chamado "Contact".
A máquina tinha um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da 💶 mesa.
Outro solenoide tocava um sino.
O designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 brazino 776 própria companhia, a Williams.
Outros fabricantes logo 💶 seguiram a moda com funcionalidades similares.
Luzes elétricas logo se tornaram um padrão para todas as máquinas de pinball subsequentes, com 💶 a intenção de atrair a atenção das pessoas para as mesas.
Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando máquinas 💶 de pinball, a maioria delas na cidade de Chicago, Illinois.
Chicago foi o centro de fabricação de pinballs desde então.
A competição 💶 entre as companhias era brutal, entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.
Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes 💶 companhias de jogos operados por fichas se voltaram para a produção de equipamento de guerra numa atitude de reforço aos 💶 EUA.
Algumas companhias como a Williams compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.
Ao fim da guerra, uma geração de 💶 norte americanos procurava por diversão em bares e cervejarias.
O pinball viveu outra era de ouro.
Surgiram inovações como o mecanismo de 💶 tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como "replays".
A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lançada em 1947, foi a primeira a 💶 ter flippers controlados pelo jogador adicionando um fator de habilidade ao pinball.
Esta grande inovação foi uma das muitas feitas pelo 💶 designer Steve Kordek, que também recebe os créditos pela introdução do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" 💶 (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que são considerados fundamentais no pinball.
Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de 💶 importação direta por um empresário do setor hoteleiro de Poços de Caldas, MG, em 1940.
Em 1946 o Presidente Dutra proibiu 💶 o jogo e consequentemente a operação destas máquinas de diversões provavelmente por confundí-las com as máquinas de jogos de azar, 💶 como caça-níqueis.
Em 1969 empresários de São Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importação de pinballs usados 💶 dos Estados Unidos de forma independente e capilar.
Em 1970, observando que seria um ótimo negócio, o argentino Tadeo Roman vendeu 💶 a brazino 776 participação em um hotel e criou uma pequena fábrica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente próxima à região 💶 da rua Santa Efigênia, centro antigo de São Paulo.
Provavelmente as máquinas chegavam no Brasil por meio de importação direta ou 💶 eram montadas no Brasil (regime conhecido como CKD).
Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando máquinas e 💶 comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa enorme fábrica no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, com aproximadamente dez 💶 mil metros quadrados.
O elevado custo de importação por ser classificado como um produto supérfluo tornou economicamente inviável a importação de 💶 máquinas e leva a Taito a produzir máquinas no Brasil mudando o foco do negócio da empresa que globalmente se 💶 concentrava em operação de lojas de diversões eletrônicas.
Seu primeiro projeto foi um pinball eletrônico que usava tecnologia TTL, isto é, 💶 embora digital, não utilizava microprocessador, fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.
Este sistema apresentou vários inconvenientes técnicos (dificuldade de manutenção 💶 em campo, dificuldade de treinar uma rede enorme de equipes de manutenção e - o pior problema - centelhas elétricas 💶 fortes próximas à porta da máquina faziam a máquina conceder créditos, o que representava uma violenta perda de arrecadação).
No final 💶 dos anos 70 um novo projeto desenvolvido no Brasil e, já sob a lei de reserva de mercado, colocou as 💶 máquinas da Taito no mesmo nível dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.
Este sistema usava um 💶 microprocessador 8080 da Intel e apresentava vários recursos e facilidades muito avançadas para a época, como levantamento estatístico de dados 💶 (tempo médio de jogo, tempo total de horas que a máquina está ligada, quantas vezes a máquina foi desligada etc.
) 💶 Até o final das atividades da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou 💶 a ser implantado nas últimas máquinas da linha de produção, provavelmente para testes em campo.
Os avanços principais na parte eletrônica 💶 praticamente se concentraram na placa de som, que no início sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador 💶 Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.
Externamente a Taito basicamente reproduzia as 💶 máquinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians e da Bally.
A LTD, sediada em Campinas, SP, também produzia principalmente réplicas das 💶 máquinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletrônica também era próprio, usando 💶 um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras máquinas (por exemplo: Space Poker, cópia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas 💶 últimas máquinas, de meados dos anos 80 (exemplo Pec Man, cópia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, cópia da 💶 Gottlieb Haunted House).
O curioso é que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram cópias do mesmo modelo da Taito 💶 e da LTD, como a clássica Bally Xenon, que serviu de inspiração para a Taito Zarza e também para a 💶 LTD Zephy.
Nos anos 80 surgiram mais três fábricas com uma produção consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de 💶 SP).
Referências
Nitrini, Dácio (10 de julho de 1977).
«Fliperama apossa-se do mercado de lazer».São Paulo.O Estado de S.Paulo.37 páginas
categoria com imagens e 💶 outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros ficheiros sobre
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